A EVOLUÇÃO DA CALÇA EM NOSSO GURADA ROUPA

Sarouel, legging, baggy, clochard, harem, skinny… Dá para perder a conta de quantos modelos já passaram pelo nosso closet. Mas o reinado das calças não foi tão fácil assim: elas enfrentaram uma verdadeira guerra contra vestidos e saias para alcançar o posto de peças-chave, adoradas pelas mulheres no mundo inteiro.

Anos 10
Figurinha carimbada nos looks masculinos, as calças ficaram longe das mulheres e dos saltos até 1909. Tudo começou a mudar quando o estilista francês Paul Poiret (1879-1944) – o mesmo que decretou o fim do espartilho – entrou em ação. Como a elite tinha acabado de descobrir os encantos do orientalismo por conta da primeira temporada parisiense dos Ballets Russes, Poiret aproveitou a deixa e, entre turbantes e estampas em cores vivas, apresentou sua proposta para as mulheres: uma pantalona bufante, estilo odalisca, presa nos tornozelos sob uma túnica aberta. A calça não se tornou um hit instantâneo – só as atrizes mais ousadas adotaram, mas apontou os futuros rumos da moda.

Anos 20
O início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) contribuiu, indiretamente, para a popularização da calça. Se os maridos, pais, filhos e irmãos tinham de ir para o front, sobrou para as mulheres a tarefa de trabalhar fora de casa. O resultado? Uma dose maior de independência, liberdade para circular sozinha pelas ruas e participar de atividades esportivas.


Mas as roupas da época não eram lá muito apropriadas para tantas novidades. A moda, assim como o mundo, tinha de passar por uma revolução. Quem teria ousadia suficiente para liderar o movimento? Simples, a estilista que impôs o tailleur, a moda dos cabelos curtos e das bijoux com cara de joia. Em 1920, Chanel apostou sem medo em uma das mais marcantes de suas inovações: uma calça larga, inspirada nos marinheiros, que facilitava os movimentos, era confortável e logo foi adotada nas mais badaladas rodas. Estava dada a largada para que as calças ganhassem as ruas e fossem reinventadas pelos grandes nomes da moda.

Continue lendo: http://elle.abril.com.br/moda/pecas-basicas/historia-das-calcas-432613.shtml?page=page3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILVINHA PALIVANAS

!