PARANDO PRA PENSAR SOBRE...


“De onde vêm as novidades da moda? A moda está sempre tentando achar uma ligação entre as tendências de moda e a sociedade - e claro que há pontos de contato, já que a moda é uma parte importante dessa sociedade, mas as modas são criadas primeiramente tendo como base modas anteriores e não como uma reflexão da sociedade.

Se as saias são longas durante uma estação certamente não é porque a sociedade está passando por uma fase puritana, mas simplesmente porque na estação passada elas eram curtas. Resumindo: a moda se desenvolve mais tendo como base suas próprias condições do que tendo como referência um diálogo com a sociedade.
Isso também não pode ser entendido como uma tentativa da moda em alcançar um ideal atemporal. O sociologista Jean Baudrillard, em seus primeiros trabalhos, escreveu: ‘roupas lindas, definitivamente, verdadeiramente lindas colocariam um fim à moda’.
Dada a quantidade de desfiles que acontecem por ano, é óbvio que há pouco tempo para se desenvolver nonas idéias.

Parece mais natural criar variações de modas anteriores.”



Trecho do livro “Fashion a Philosophy”, do escritor e filósofo norueguês Lars Svendsen, um dos convidados confirmados do próximo Pense Moda (3, 4 e 5 de novembro, na Faap)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILVINHA PALIVANAS

!